“Portas do Sol”: Projeto da autarquia aposta na promoção turística do Centro Histórico

A Câmara Municipal da Covilhã vai implementar um projeto “inovador” para promoção turística do Centro Histórico, anunciou a vereadora com o pelouro da cultura, Regina Gouveia, durante a última reunião da autarquia.

Denominado “Portas do Sol”, o projeto está em fase de assinatura de contrato de financiamento como o Turismo de Portugal, no âmbito do programa Valorizar. Tem uma dotação financeira global de 200 mil euros e um ano para ser implementado, explicou ainda a autarca.


Regina Gouveia avança que o Portas do Sol “vai transformar” o centro histórico, tornando-o “mais falante” e sustentável em termos turísticos, uma vez que, através das novas tecnologias, vai facultar conteúdos relacionados com o património material e imaterial, sem necessitar alocar recursos humanos.

Explica que a autarquia vai recolher “estórias” relacionadas com as gentes e património do Centro Histórico, e a história do património local, que ficará depois disponível, a qualquer hora, para turísticas e locais, reforçando desta forma o sentimento de pertença dos covilhanenses.

Para a implementação do “Portas do Sol” terá lugar a produção e disponibilização de conteúdos culturais com recurso a tecnologias digitais e multimédia, incluindo visitas virtuais 360° e rota de realidade aumentada.

Dada a recente integração da Covilhã na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área do Design, a intenção é, também, associar o Centro Histórico à Feira Internacional de Cultura,  trazendo ao território participantes de outras cidades criativas de Portugal e de outros países, articulando-se, para tal, com outras entidades a nível regional, e internacional.