Faleceu, aos 101 anos, o dirigente comunista Jaime Serra que tinha raízes no Pesinho

Faleceu hoje, dia 9, Jaime Serra, destacado dirigente do PCP, que, apesar de ter nascido em Alcântara, Lisboa, tinha raízes no Pesinho (Fundão) de onde era natural o seu pai. Foi daqui que partiu com a mulher e com dois filhos para Lisboa “para tentarem uma vida melhor”, como recentemente recordou o próprio ao falar da sua infância.

Foi o Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português que hoje informou, “com profunda mágoa”, o falecimento do seu dirigente. “Um dos mais destacados dirigentes do PCP, que dedicou toda a sua vida à luta da classe operária, dos trabalhadores e do povo português. Uma vida dedicada à luta contra o fascismo, pela liberdade e a democracia, por uma sociedade nova, o socialismo e o comunismo”, escreveu o partido na sua página oficial.


Jaime Serra “deixa-nos o exemplo de revolucionário comunista, quer nas condições mais adversas da luta contra o fascismo, quer na Revolução de Abril, na construção do Portugal democrático e na resistência à contra-revolução, sempre se mostrou corajoso, firme nas suas convicções, confiante na justeza e no triunfo dos ideais do socialismo e do comunismo a que deu o melhor da sua longa vida”, vinca ainda a nota de pesar.

Membro do PCP desde 1936, militando na Juventude Comunista e no Socorro Vermelho Internacional. Em Janeiro de 1937, com apenas 15 anos, foi preso pela primeira vez. Entre 1947 e 1958 foi preso por três vezes e por três vezes conseguiu fugir das cadeias fascistas, para além de outras tentativas falhadas.

A quarta e última prisão ocorreu em dezembro de 1958 e a última fuga é a histórica fuga da Fortaleza de Peniche em 3 de Janeiro de 1960, tendo desempenhado responsabilidades na sua preparação, organização e direção no interior da cadeia com Joaquim Gomes e Álvaro Cunhal.

Foi deputado à Assembleia Constituinte e deputado à Assembleia da República por Setúbal e Coimbra até 1983.

O corpo de Jaime Serra estará em câmara ardente Sexta-feira, dia 11 de Fevereiro, a partir das 16h00, na Casa Mortuária da Igreja S. Francisco de Assis, Av. Afonso III (Alto S. João), realizando-se o funeral Sábado, dia 12 de Fevereiro para o cemitério do Alto de S. João onde será cremado após cerimónia a realizar pelas 11h30