Mais de 40 instituições da Beira Interior receberam excedentes alimentares ao abrigo da Missão Continente, num apoio estimado de cerca de 406 mil euros, especifica a Missão em nota de imprensa.
Segundo destaca o apoio dividiu-se entre 35 instituições de solidariedade social e 10 associações de apoio e bem-estar animal.
O documento frisa que as doações das lojas Continente, que decorrem durante todo o ano em todo o país, aumentaram 39,1% face a 2020 e chegaram a 1.448 instituições. Em 2021, a Missão Continente distribuiu 19,2 milhões de euros em excedentes alimentares: 17,4 milhões de euros foram doados a 1.078 instituições de solidariedade social e 1,7 milhões de euros a 370 associações de apoio e bem-estar animal.
Os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, mas preservam todas as condições necessárias de consumo seguro, evitando o desperdício alimentar numa lógica de economia circular. Estes incluem produtos frescos como fruta, mercearia e artigos de padaria, entre outros bens alimentares.