Um conjunto de filmes produzidos na Universidade da Beira Interior (UBI) vai estar em destaque durante este mês no “Canal 180”, que se dedica exclusivamente a conteúdos culturais na área das artes. Os trabalhos realizados no âmbito da Licenciatura e do Mestrado em Cinema serão exibidos todas as sextas-feiras, a partir de amanhã, dia 11, às 23h00.
A iniciativa denomina-se “Showcase UBI”, e tem a duração de aproximadamente 60 minutos. Prevê a exibição de seis filmes.
O programa inclui, entre outros, “Flor de Lótus” (2018), de Marisa Alves Pedro, Maria Clara Norbachs e Ana Paula Junqueira, um documentário poético que reflete sobre a juventude e a velhice.
“Direito à Memória” (2019), de Rúben Sevivas, que parte de uma gravação de som inédita de um comício do General Humberto Delgado, na cidade de Chaves.
“Aldeia do Diabo” (2019), de Melissa Gomes, Marcos Kontze, Bruno Acosta e Tom Freitas, produzido no âmbito da Residência Artística Montanha Mágica, rodado em Vinhais, que retrata a Festa da Cabra e do Canhoto, uma tradição ancestral na aldeia de Cidões.
“Século Abandonado” (2021), de Henrique Linhales Rangel, que se debruça sobre os Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha.
“Intimum” (2021) de Márcia Alexandra, um retrato do quotidiano de homens e mulheres transmontanas.
“Lembranças da vida moderna” (2017), de Inês Soares, filmado em vários pontos do país, e que venceu, em 2018, o prémio de melhor documentário na 15.º Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema (MIFEC).
As vantagens do “Showcase UBI” são destacadas pelo diretor do 1.º Ciclo em Cinema da UBI, Tiago Fernandes: “Estamos muito satisfeitos com esta parceria com o ‘Canal 180’, uma vez que se trata de mais um justo reconhecimento da qualidade e pertinência dos filmes produzidos nos cursos de Cinema da UBI, mas também do valor de todos os alunos envolvidos na produção dessas obras”.