Sede do Geopark Estrela transferida da Guarda para Manteigas

A sede do Geopark Estrela vai ser transferida do Instituto Politécnico da Guarda para Manteigas. Esta decisão foi tomada na Assembleia Geral Extraordinária da Associação, durante a tarde de ontem, sexta-feira.

Uma notícia que deixou o presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, “contente e satisfeito” visto que, em Manteigas a sede encontra “um território mais central, no coração da Serra da Estrela”. “É uma mudança definida em assembleia geral que clarificou aquilo que era necessário clarificar”, garante o presidente.


Flávio Massano explica que esta foi uma “proposta sólida que dignifica o concelho de Manteigas” e que, por isso, desde o início, o executivo a defendeu, uma vez considera ter “as condições ideais para o acolher”.

“Manteigas terá a partir de agora esta sede e com ela 10 postos de trabalho que esta associação tem constítuidos. Estas pessoas virão trabalhar para o nosso território todos os dias o que é um fator determinante de fixação de população nos territórios de baixa densidade”, conclui o presidente.

A Associação Geopark Estrela pretende contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação de conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável do território do Geopark Estrela.

Para além de Manteigas, o Geopark abrange os municípios da Covilhã, Belmonte, Celorico da Beira, Gouveia, Guarda, Seia, Fornos de Algodres e Oliveira do Hospital.