“Música Solidária”: Banda da Covilhã abre portas a crianças e artistas refugiados

A Banda da Covilhã vai dinamizar um projeto direcionado a crianças refugiadas, anunciou a instituição durante o concerto pela paz que decorreu, este domingo, na Capela do Calvário.

Denominado “Música Solidária”, a iniciativa tem como objetivo “possibilitar a todas as crianças refugiadas aprenderem ou continuarem a aprendizagem musical, disponibilizando aulas e instrumentos gratuitos”, avança a Banda.


A Banda “abre as suas portas a todos os artistas ucranianos que queiram trabalhar na cidade, disponibilizando meios, salas, e apoio de secretariado para que possam dar aulas, cursos, workshops e ter assim uma atividade onde possam ganhar algum dinheiro”, esclarece ainda instituição, avançando que “tem já uma professora de canto que iniciará esta semana a sua atividade”.

Os interessados devem entrar em contacto por email para bandadacovilha@gmail.com

O anúncio da iniciava decorreu durante a XV edição do Concerto de Primavera pela Banda da Covilhã, na Capela do Calvário, este ano com o mote “A Música pela Paz” que contou com a presença de uma família de refugiados ucranianos que chegaram à Covilhã há uma semana.

O Concerto contou com a participação do quinteto de sopros da Banda da Covilhã sob a direção musical do maestro Carlos Almeida que iniciou o concerto com a interpretação do hino nacional da ucraniana. Seguiu-se um momento de homenagem a todas as vítimas da guerra, seguido da interpretação do tema principal do filme a Lista de Schlinder.

Durante o concerto a Banda da Covilhã ofereceu à família presente a bandeira da Covilhã e um conjunto de serigrafias da cidade da Covilhã. O programa contou ainda com Avé Maria de Shubert, Aria da Suite é Ré de Bach, 2ª suite da Carmem de Bizet entre outras obras contando com uma participação especial a solo de Gabriel Silva no Eufónio. Emoção nas palavras das jovens ucranianas que aproveitaram o momento para agradecer à Covilhã e a Portugal por toda a ajuda prestada.