TeatrUBI e ASTA abrem Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior com nova peça

O TeatrUBI e a ASTA apresentam amanhã, dia 17, a sua mais recente produção, com o nome “tirava-te a dor e ficava com ela”, na abertura do 26º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior.

A peça estará em cena nos primeiros dois dias do Ciclo e, segundo Rui Pires, responsável pela criação, direção e dramaturgia desta peça, esta situa-se “no cruzamento das diversas artes”, misturando várias linguagens artísticas. Será um espetáculo “muito visual” e que “vai ao encontro de um público sobretudo jovem”, destacou o diretor do festival, durante a sua apresentação.


Este que é o Ciclo de Teatro Universitário mais antigo do país continua, nos dias 19 e 20, com duas companhias espanholas que se deslocam pela 1ª vez à Covilhã: Zig Zag danza, de Gijon, e Maltravieso Teatro, de Cáceres.

No dia 21 sobe ao palco o NNT – Novo Núcleo Teatro – Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

Uma das novidades desta edição é a noite dedicada ao cinema, que decorre no dia 22, com a Sessão “UbiCinema Produções” que pretende dar a conhecer os trabalhos realizados na UBI.

O TEUC – Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra apresenta o seu espetáculo no dia 23, no dia 24 é a vez da Maricastaña – Aula de Teatro Universitaria de Ourense e, no dia 25, do ARTE 4 – Estudio de Atores, Madrid.

Dia 26 estreia-se, na Covilhã, a bruxa TEATRO, de Évora.

Todos os espetáculos decorrem às 21:30h, à exceção do último. Com encerramento agendado para o Dia Mundial do Teatro, será lida, antes do espetáculo “Matéria”, da ASTA, a mensagem internacional alusiva a este dia.

Esta mensagem surge de uma iniciativa do Instituto Internacional do Teatro que, anualmente, convida uma personalidade a nível mundial para escrever uma mensagem alusiva ao dia, traduzida em todas as línguas do mundo e, normalmente com caráter político.

O bilhete não terá um valor específico, mas sim uma contribuição voluntária a favor da Ucrânia, podendo ser feita em numerário ou em produtos como medicamentos, desinfetantes, mantas, entre outros.