Homenagem a bebés e instituições marca domingo de aniversário do Teixoso

As homenagens aos bebés residentes na União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo que nasceram durante 2021 e a instituições da freguesia marcaram as comemorações dos 94 anos da vila do Teixoso. A cerimónia decorreu durante a tarde de domingo.

Aos bebés a União de Freguesias ofereceu um teixo, árvore que deu o nome à vila e que “é sinónimo de vida”, pois pode viver mais de mil anos, explicou o executivo da junta durante a homenagem, afirmando que o teixo simboliza “os votos de longevidade saúde e felicidade para as crianças”.


Quatro instituições da freguesia foram distinguidas pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade que servem.

 O Agrupamento de Escolas do Teixoso foi uma das escolhas. A diretora agradeceu e dedicou a homenagem “a todos os alunos, país, pessoal docente e não docente”, vincando que “é para todos um orgulho o trabalho desenvolvido ao longo dos anos”.

O Centro de Dia do Sarzedo, foi outra das instituições que a UF Teixoso e Sarzedo distinguiu. Um gesto que foi agradecido, disse o presidente, afirmando que “sem estes apoios a instituição já teria fechado”.

Para a Fundação Anita Pina Calado, que também foi homenageada foi uma “honra” que recebeu com “humildade”.

A Residência Sénior Senhora do Carmo também foi distinguida. Os responsáveis agradeceram e, recordando os tempos difíceis da pandemia, pediram uma salva de palmas para “os colaboradores de todas as casas como estas que trabalharam para proteger os idosos”. O salão levantou-se para a homenagem.

Durante a sua intervenção na cerimónia, o presidente da União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo, António Carriço, realçou e agradeceu o trabalho destas instituições, deixando “uma mensagem de estímulo para que continuem o seu labor com níveis cada vez mais elevados de excelência”, disse.

Sobre a homenagem aos bebés frisa que “o apoio à natalidade é uma marca do seu executivo” que esta distinção simboliza, frisando que “outros apoios serão criados ao longo do mandato”.

Destacou ainda o programa “simples, mas digno” com que estas comemorações estão a decorrer, e, neste regresso possível às realizações presenciais, anunciou o “a realização da Feira Terras do Teixo” que deve ocorrer no último fim-de-semana de julho.

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, que também tem raízes nesta União de Freguesias sustentou, durante o seu discurso, que a “tocante” cerimónia de homenagem aos bebés e instituições “é repleta de simbolismo pelo que significa esta árvore”.

“Mais do que a vila, é a história e as gentes do Teixoso que aqui estão a ser homenageadas”, afirmou, realçando que “não são só os 94 anos de vila que contam, há mais de 700 anos de história e de pujança”, disse.

O autarca elogiou também as 4 instituições homenageadas pelo trabalho desenvolvido em prol de crianças, jovens e idosos.