Sabugal: Câmara atribui 90 mil euros a associações com equipas de sapadores florestais

A Câmara Municipal do Sabugal e as cinco entidades do concelho que gerem equipas de sapadores florestais estabeleceram protocolos de colaboração, que têm por base um apoio financeiro por parte da autarquia de 90 mil euros.

O objetivo é a prevenção, defesa e valorização do património florestal do concelho, estando fundamentados no Regulamento de Apoio ao Associativismo Concelhio, refere a autarquia em nota publicada na sua página oficial.


Segundo explica, as associações contempladas, com 15 mil euros por equipa são a Acrisabugal – Associação de Criadores de Ruminantes e Produtores Florestais do Concelho do Sabugal (2 equipas), a Coopcôa – Cooperativa Agrícola do Concelho do Sabugal, a Comissão de Compartes da Freguesia de Aldeia Velha, o Conselho Diretivo do Baldio dos Fóios e Assembleia de Compartes da Freguesia de Malcata.

No mesmo documento a Câmara Municipal frisa que, no âmbito da estratégia ‘Sabugal Respira Desporto’, as equipas de sapadores florestais ficam responsáveis pela vigilância ativa e ações de defesa da floresta em todos os percursos pedestres: PR – Pequenas Rotas e GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas, bem como percursos de BTT.