Covilhã: Inter-reformados “satisfeita” com anúncio de redução de 75% no preço dos transportes

A associação Inter-reformados diz estar “satisfeita” com o anúncio de redução de 75% nos preços dos transportes públicos, no concelho da Covilhã, para reformados com idade igual ou superior a 65 anos. A medida, que entra em vigor no dia 1 de junho, aplica-se ao passe social e bilhetes pré-comprados.

O anúncio foi feito ontem (25) por Vítor Pereira, presidente da autarquia, durante a sessão solene comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.


“Lembramos que a redução de 75% responde às revindicações apresentadas pela Inter-Reformados/Castelo Branco, pela União dos Sindicatos de Castelo Branco (USCB/CGTP-IN) e pela Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Covilhã (MURPI) e é o resultado das nossas negociações com a Câmara Municipal”, pode ler-se em nota de imprensa.

Até agora, a redução era de 50% sob o preço do passe social e dos bilhetes pré-comprados. Agora, essa redução será de 75%.

Em termos práticos, se um passe social custava 39 euros, o reformado pagava 19,50 euros e, agora, passa a pagar 9,75 euros. Se os bilhetes pré-comprados custavam 25,40 euros, o reformado pagava 12,70 euros e, agora, passa a pagar 6,35 euros.

Em última nota, a Inter-reforamdos garante “continuar a reivindicar e lutar pela gratuitidade”.

“O objetivo da Inter-Reformados/Castelo Branco continua a ser a total gratuitidade dos transportes públicos dos reformados e até final do ano haverá novas reuniões para ver da possibilidade de ela se efetivar ainda no decorrer do atual mandato. Mas esta é já uma importante vitória da persistência, do diálogo e da negociação”, sublinha a associação no documento.