BVC anunciam 3ª Equipa de Intervenção Permanente e a despedida do Comandante

Os Bombeiros Voluntários da Covilhã vão ter em funcionamento a terceira Equipa de Intervenção Permanente, anunciou Joaquim Matias, presidente da direção, durante a assembleia geral da Associação Humanitária, ontem à noite, em que também foi anunciada a passagem de Fernando Lucas ao Quadro de Honra.

O presidente da direção disse, durante a sua intervenção na reunião com os associados, que a equipa foi uma garantia conseguida durante o dia, em reuniões na Autoridade Nacional de Proteção Civil, sendo que esta deverá entrar em funcionamento durante o mês de julho.


O responsável frisou que não sendo “uma informação oficial, é fidedigna”, garantiu.

“Digo isto com vaidade porque tanto a direção como o corpo ativo tudo fizeram para o conseguir”. Explicou que tal “significa que haverá 15 elementos afetos a equipas de intervenção permanente, sendo que em permanência estarão sempre 5 no quartel”.

Para Joaquim Matias este é “mais um objetivo conseguido”. Era uma aspiração antiga, que “num primeiro momento foi rejeitada, mas que agora se conseguiu”, garantiu.

Joaquim Matias falava durante a assembleia geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, em que anunciou também a troca de comandante.

Fernando Lucas, depois de 40 anos ligado ao corpo ativo dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, pediu para passar ao quadro de honra da corporação, a partir de 1 de maio. Será substituído por Luís Marques que será indigitado comandante e formará depois a sua equipa.

“Uma palavra de gratidão, por aquilo que nos ensinou. Respeitamos sempre as diferenças. Em nome da direção e dos órgãos sociais, agradecer a visão e o gesto que demonstrou. Estamos gratos”, disse Joaquim Matias.

Na assembleia geral foram ainda aprovadas as contas de 2021 que espelham uma “evolução positiva e equilibrada, a direção geriu a associação com zelo e dedicação”, refere o parecer do conselho fiscal.

Obteve-se “um resultado francamente melhor do que era espectável, o que se conseguiu com a colaboração de todos e em especial da Câmara Municipal da Covilhã que melhorou o apoio previsto depois de uma reunião entre a autarquia e corpos sociais. Mais 45 mil do que o que estava previsto”, destaca-se no relatório de contas, sendo que a associação terminou com um resultado positivo de 78 mil euros.

As contas foram aprovadas por unanimidade, assim como três votos de louvor. Um à direção, outro ao comando e corpo ativo e outro todos os funcionários, votos propostos pelo Conselho Fiscal.

Foram ainda aprovados, também por unanimidade, 3 sócios beneméritos, por proposta da direção, nomeadamente José Manuel Antunes Correia, António Lopes e Mário Alves Pimpão.