Covilhã: “Círculo de Cuidados” acompanha 40 dos 2.500 idosos que vivem sós

Círculo de Cuidados é o nome do projeto dinamizado pela RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, pela Santa Casa da Misericórdia da Covilhã e pela Cooperativa de Solidariedade Social Aproximar, com o intuito de acompanhar idosos que vivem sós no concelho da Covilhã.

Hugo Gomes, da RUDE, avança que no concelho da Covilhã estão sinalizados “2.500 idosos a viver em isolamento social” e o projeto pretende criar uma rede entre pessoas individuais e instituições para combater essa solidão”, disse.


O responsável falava à reportagem, da Rádio Clube da Covilhã, à margem da sessão de informação “combater o isolamento e a solidão de idosos”, que as instituições realizaram esta quinta-feira, 24.

Este é um projeto de “transformação social”, que já acompanha 20 idosos no Tortosendo e que vai começar a acompanhar mais 20 na zona central da cidade da Covilhã, explicou o responsável.

Avança ainda que qualquer um dos parceiros da rede, ou pessoas individuais, forças de segurança ou até mesmo os próprios, podem sinalizar a necessidade de acompanhamento junto da rede de cuidados, disse ainda Hugo Gomes.

O objetivo é conseguir pessoas que usem o tempo “em torno das necessidades específicas do idoso”. São voluntários que terão tarefas tão simples como “passar por casa e dizer bom dia”, ou “leva-los às compras ou até mesmo acompanhar a consultas médicas”, exemplificou.

O projeto trabalha com a bolsa de voluntários da Santa Casa da Misericórdia, mas quer ter uma base própria, com pelo menos 60, para conseguir acompanhar os 40 idosos.

As inscrições estão disponíveis e abertas a qualquer pessoa que se queira inscrever, mais ou menos jovem, vinca Hugo Gomes, basta que sejam pessoas que “se preocupem com o bem-estar dos idosos”, destaca.

O projeto em breve vai ter o website em funcionamento, o que “tornará mais fácil estes recrutamento” e o sensibilizar para esta matéria, frisa, destacando que se houver mais voluntários poderão alargar o leque de idosos a acompanhar.

Hugo Gomes explica ainda que os parceiros “estão a trabalhar para a sustentabilidade do projeto, pós financiamento, por isso a aposta forte no voluntariado”.

“Círculo de Cuidados” foi distinguido na 2ª edição dos prémios BPI “la Caixa” Rural.