Penamacor: Quarta edição do projeto “Filosofia para Crianças” apresenta novidades

Na edição deste ano letivo do projeto Filosofia para Crianças, a quarta, durante as sessões as crianças estão a aprender, entre outras atividades, técnicas de Mindfulness, informa a Câmara Municipal de Penamacor.

Segundo o município o objetivo é, por um lado, aplicar técnicas de meditação e por outro treinar a atenção plena de forma consciente, estimulando a concentração, reforçando o autoconhecimento das crianças e contribuindo para que a aquisição das aprendizagens em sala de aula seja mais eficaz.


O programa nesta edição é aplicado, durante o presente ano letivo, aos alunos/as do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches.

Esta iniciativa conta, mais uma vez, com o apoio de uma formadora certificada pelo Centro de Formação de Educadores e Professores da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática e é desenvolvida no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), elaborado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), tendo como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.