Os atletas Ricardo Brancal e Marta Carvalho sagraram-se ontem campeões nacionais de esqui alpino na disciplina de slalom gigante, numa prova realizada na Estância da Serra da Estrela, com condições atmosféricas adversas.
O nevoeiro, a reduzida visibilidade e as condições da neve, muito mole, obrigaram a adiar, para data a anunciar, o campeonato nacional de slalom.
Ricardo Brancal, do Clube Nacional de Montanhismo, venceu as duas mangas e terminou com margem folgada, três segundos de vantagem. O covilhanense de 25 anos completou a prova em 46,824 segundos, sendo mais rápido do que Diogo Vasconcelos, atleta individual, que fez 49,107 segundos, e Gustavo Tavares, do Ski Clube de Portugal, terceiro classificado, com um tempo de 51,680 segundos.
Marta Carvalho, de 17 anos, natural de Santarém e atleta do Ski Clube de Portugal, foi também a melhor nas duas descidas e conquistou o primeiro título sénior, com um tempo de 52,736 segundos, à frente da colega de equipa Bárbara Silva, que terminou em 53,726 segundos, e da individual Maria da Luz Vasconcelos, a terceira mais rápida, com um tempo de 55,829.
Ricardo Brancal, em declarações à Agência Lusa, manifestou-se satisfeito por se voltar a realizar o campeonato nacional, passados três anos, por estar “rodeado de família e amigos” e acentuou ter feito uma prova “bastante tranquila”.
Apesar da reduzida visibilidade, o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, Pedro Farromba, disse terem conseguido assegurar as condições de segurança exigidas para organizar a prova, enalteceu a competição “participada, com atletas de muitas idades” e o regresso do campeonato nacional.
“Voltámos muito bem, com uma grande festa do esqui. Esperamos ainda esta época fazer o slalom, que vai depender das condições atmosféricas, e o campeonato nacional de snowboard. Hoje, era muito difícil fazer as duas provas no mesmo traçado, porque a neve está muito mole e já seria difícil garantir as condições de segurança”, enfatizou Pedro Farromba, em declarações à agência Lusa.
Quanto aos restantes escalões em U10 feminino a vitória foi para 1º Catarina Curto (7 Cumes); em U10 masculino Guilherme Morais (SCP); U12 feminino Maria da Luz Vasconcelos (Individual); U12 masculino Michael Andrés Brown (Individual); U14 masculino Diogo Vasconcelos (Individual); U16 feminino Bárbara Silva (SCP); U16 masculino Gustavo Tavares (SCP): U21 masculino Lourenço Simões (CNM); sénior feminino Vitória Gamito (7Cumes); sénior masculino Ricardo Brancal (CNM); M35 masculino Tiago Rodrigues (SCEL) e M55 masculino Michael Brown (Individual).