5 alunos da EPABI aprovados para a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa

A EPABI, Escola Profissional de Artes da Covilhã, em nota publicada na sua página oficial congratula-se pela aprovação de 5 alunos para a Orquestra Académica Filármónica Portuguesa.

Francisco Batista (Tuba), Sofia Rosa (Oboé), Carolina Dutra (Oboé), Mariana Costa (violino) e Beatriz Machado (Violeoncelo), foram aprovados depois da audição a centenas de candidatos, explica a escola, que felicita os alunos e respetivos professores.


A Academia de Orquestra, um projeto da Orquestra Filarmónica Portuguesa, tem como principal missão a formação orquestral de “alguns dos mais talentosos jovens instrumentistas residentes em Portugal, procurando também incutir neles uma nova visão criativa”, é explicado pela Academia.

Os músicos da Academia são selecionados através de audições que se realizam todos os anos em dezembro. O número total de academistas varia entre os 55 a 65, dependendo das obras a realizar e do programa de estudos de cada ano.

A Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa está sediada em Viseu, cidade onde têm lugar os ensaios. Os academistas deverão estar disponíveis durante as férias da Páscoa e de Verão para ensaios e concertos que se realizam em Portugal ou no estrangeiro.

Os trabalhos de preparação, audições, testes e Direção Artística são da responsabilidade do maestro Osvaldo Ferreira, responsável, também, pela Orquestra Filarmónica Portuguesa.