Castelo Novo põe viaturas elétricas ao serviço de turistas e residentes

A aldeia histórica de Castelo Novo vai passar a disponibilizar cinco viaturas elétricas para os turistas, residentes e trabalhadores locais, no âmbito de um projeto-piloto de mobilidade sustentável estabelecido entre a Renault e as Aldeias Históricas de Portugal.

Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, deslocou-se a Castelo Novo para assistir à apresentação do projeto e afirmou que “esta é uma boa surpresa para este território e para o país. Trata-se de um projeto importante em que a sustentabilidade ambiental é a primeira, a segunda e a terceira prioridade”, afirmou.


Carlos Miguel sublinhou que este é o exemplo de uma parceria público-privada (PPP) “sã, boa, que se recomenda e que se deve replicar”, num período em que as “PPP caíram em desgraça”.

À agência Lusa, o administrador-delegado da Renault Portugal explicou que vão ser disponibilizadas pela marca cinco viaturas 100% elétricas, sendo que a empresa assume ainda o valor dos seguros.

Nesta parceria, a Câmara Municipal do Fundão assumiu a instalação das estações de carregamento elétricas para as viaturas, cujo uso é totalmente gratuito.

Já a coordenadora executiva da Aldeias Históricas, Dalila Silva, explicou ainda que as reservas para a utilização destas viaturas podem ser feitas ‘online’, numa plataforma criada para o efeito ou através do Posto de Turismo de Castelo Novo.

A responsável adiantou que este projeto faz parte da estratégia de sustentabilidade da Aldeias Históricas de Portugal.