Festival Y – Festival Artes Performativas arranca hoje na Covilhã

A edição 18 do Festival Y – Festival de Artes Performativas, organizado pela Quarta Parede, inicia-se hoje e decorre até dia 17 de junho.

“The Ever Coming – Cosmophonia”, de Dada Garbeck, é o espetáculo de música que inaugura o festival, vai ter lugar a partir das 21:30 no Teatro Municipal da Covilhã.


O músico vimaranense Dada Garbeck (sintetizadores e voz) terá a companhia em palco de Alexandra Saldanha e Filipa Torres (voz), João Mortágua (saxofone alto), Pedro Jerónimo (trompete), Nuno Duarte (baixo) e Pedro Gonçalves Oliveira (bateria).

“Se pudéssemos desenhar a Cosmophonia proposta por Dada Garbeck, é possível que coincidisse com o padrão do tecido do cosmos. A música, curiosamente, parece ser simultaneamente a causa e o efeito de tudo, parece tecer os nós essenciais e invisíveis do mundo, ao mesmo tempo que é a sua manifestação, como se um criador criasse a criatura que o cria a ele. Uma ideia de Cosmophonia é a possibilidade de, ao ouvir, criar”, descreve o escritor Afonso Cruz.

O Festival Y decorre nas cidades da Covilhã e Castelo Branco, com uma programação “transdisciplinar”.

O programa do festival segue dia 28 de abril com “Fogo Lento” de Costanza Givone, no Teatro das Beiras, um espetáculo de teatro e performance.

“Coexistimos” de Inês Campos é o espetáculo de dança, teatro e manipulação de objetos que sobe ao palco do Teatro das Beiras no dia 4 de maio, seguindo-se “Dança Sem Vergonha”, espetáculo de dança de David Marques no TMC, dia 25 de maio.

No mês de junho, Denis Santacana, integrado no projeto “Do outro lado” com La Fundición Bilbao, apresenta Encuentros, um espetáculo de dança, no dia 3, no Teatro das Beiras. O Festival encerra com “Turma de 95” de Raquel Castro que tem lugar no dia 15 no TMC e no dia 17 na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco.