Fundão assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Município do Fundão associa-se às Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano será subordinado ao tema “Património e Clima”, promovendo um conjunto de iniciativas que irão envolver o Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, o Agrupamento de Escolas do Fundão e a Academia Sénior do Fundão.

No dia 22 de abril de 2022, sexta-feira, às 8h30, tem lugar uma conversa aberta, no anfiteatro da Escola Secundária do Fundão, com o meteorologista Manuel Costa Alves, que irá abordar a temática do clima e da sustentabilidade na sociedade contemporânea.


De seguida irá realiza-se uma visita à estação meteorológica do Fundão, momento em que se irá homenagear o Padre Virgílio Oliveira (Padre “Latinhas), que durante muitos anos foi o meteorólogo do Fundão, com uma evocação por António Alves Fernandes.

Ainda no dia 22 de abril, terá lugar, às 14h00, uma sessão na Academia Sénior do Fundão, cujo tema será “O clima na cultura tradicional”, principalmente na Cova da Beira. Esta conversa irá contar com a participação de Manuel Costa Alves, “O tempo dos provérbios”, e de Pedro Salvado e Joana Bizarro, com “Os estados de tempo na obra etnográfica de José Alves Monteiro”.

Enquadrada nas comemorações, o Museu Arqueológico Municipal irá oferecer uma visita orientada para a presença do clima nos períodos cronológicos e objetos expostos. Esta iniciativa irá contar com a leitura de autores clássicos.