Manteigas: 3,5 toneladas em recolha seletiva de têxteis

No concelho de Manteigas foram recolhidos, durante o ano de 2021, mais de 3,5 toneladas de têxteis, na sua maioria para reciclar. Cada munícipe em média contribuiu com mais de 1kg.

A recolha é feita no âmbito de um protocolo de colaboração entre o Município de Manteigas e a empresa H. Sarah Trading, divulga a Câmara Municipal de Manteigas.


No balanço do trabalho realizado em 2021, nesta área, a autarquia destaca que foram recolhidos 3.502 kg, com especial incidência nos meses de julho, agosto e novembro. Do material absorvido, 1,62 toneladas destinaram-se à reutilização/doação, tendo cada munícipe contribuído, em média, com 1,02 kg para a recolha seletiva de têxteis no concelho.

“Diminuir a quantidade de resíduos destinados ao aterro e prolongar o ciclo de vida dos têxteis, calçado e brinquedos” é a missão da H Sarah Trading, que tem sede em Seia.

Nasceu há 15 anos com uma unidade de triagem e encaminhamento de roupa, calçado e brinquedos usados. Atualmente possui três entrepostos logísticos em Braga, Sintra e Silves, contando com uma equipa de aproximadamente 150 colaboradores.

Enquanto Operador de Gestão de Resíduos, e em colaboração com instituições, Municípios, Juntas de Freguesia e empresas, a equipa de Gestão de Projeto da empresa coordena atualmente uma rede com mais de 4 mil pontos de recolha em todo o território nacional.