Rota dos Castros: Debates e caminhadas com a Argemela como pano de fundo

Os Caminheiros da Gardunha e a Associação Caminheiros Rosa Negra, da Covilhã organizam a II Rota dos Castros que, nesta edição, tem como destino o Castro da Argemela e terá lugar nos dias 30 de abril e 1 de maio.

No âmbito desta iniciativa terá lugar um conjunto de sessões de reflexão a decorrer no dia 30, “onde é possível juntar os vários saberes que, de alguma forma, podem contribuir para a população se inteirar do que se prepara para acontecer na Serra da Argemela”, destaca a organização.


Os debates estão organizados em três painéis temáticos, sendo que o primeiro será a abordagem técnica para debater “a Argemela enquanto elemento físico e território”. Tem inicio marcado para as 09:30. O moderador será Emanuel Castro do Geopark Estrela e como convidados estarão Nuno Forner da associação ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e Mário Rui Salvador, Professor na UBI e Médico especialista em Saúde Pública.

Segue-se o painel sobre a abordagem política, “a Argemela enquanto elemento de repositório de interesses políticos”, que contará com a moderação de Nuno Garcia, dos Caminheiros da Gardunha, e como convidados conta com Nuno Fazenda, deputado na Assembleia da República; Cláudia André, deputada na Assembleia da República; Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão; Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã; Paulo Barbosa, presidente da Junta de Freguesia de Lavacolhos e Vítor Fernandes, presidente da União de Freguesias do Barco e Coutada.

O último painel fará uma abordagem lúdica, cultural e social, “a Argemela enquanto elemento de fruição social, cultural e de lazer”. Terá moderação de David Caetano, dos Caminheiros da Gardunha e como oradores Maria do Carmo Mendes, da UBI; Carlos Fernandes da AR S e Miguel Vasco da I Nature.

No dia 1 de maio terá lugar a caminhada interpretativa que terá início em três pontos distintos: dois no concelho do Fundão e um no concelho da Covilhã.

Assim o percurso Covilhã – Argemela tem início às 9h:00, na Junta de Freguesia do Barco, para um percurso de 14 km com dificuldade média.

Um percurso Fundão – Argemela começa às 7h:30, no Largo dos Caminheiros da Gardunha, para uma caminhada de 19 km com dificuldade alta. O outro tem início às 10h:30 na Casa do Bombo de Lavacolhos, com uma distância de 10 km e dificuldade média.

Os três grupos encontram-se na Serra da Argemela e farão os últimos quilómetros em conjunto.

Às 13h:00 será servido o almoço na Serra da Argemela, para, às 14h:00, se iniciar a visita interpretativa ao Castro da Argemela, visita orientada por arqueólogos e conhecedores da importância patrimonial do conjunto edificado.