Teatro: “Rei Ubu” na Moagem

A peça de teatro “Rei Ubu”, da Fio d’Azeite – Grupo de Marionetas do Chão de Oliva, sobe ao palco do auditório d’ A Moagem  – Cidade do Engenho e das Artes, no dia 22 de abril, às 21h30, no âmbito da iniciativa “Há Teatro na Moagem”.

Este espetáculo com atores, marionetas e músicos ao vivo é destinado a maiores de 12 anos e conta com adaptação, cenografia e encenação de Nuno Correia Pinto; direção e produção musical de Lito Pedreira; marionetas e figurinos de Jorge Cerqueira; desenho de luz de André Rabaça; atores-marionetistas de Nuno Correia Pinto, Paula Pedregal e Tiago Matias; músicos Hildebrando Silva e Lito Pedreira.


Esta peça de teatro é baseada na obra de Alfred Jarry. “Rei Ubu”, estreou no ano de 1896, em Paris. O “Rei Ubu” é “mais do que uma peça de sátira política é um ato artístico de «humor meta-irónico» alinhado com os princípios da ciência imaginária fundada por Alfred Jarry: a patafísica”.

Esta peça é “o manifesto de um intemporal inconformismo perante os vários aspetos da vida em sociedade. É a história de um anti-herói e na qual se abate o poder pelo riso, pelo ridículo e subversivo. Passa-se na Polónia ou «em parte nenhuma», onde acontece um regicídio, a usurpação de um trono e o exercício do poder de forma errática, brutal e sanguinária”.

“Há Teatro na Moagem” é um espaço de programação e acolhimento de estruturas teatrais no espaço d’ A Moagem, desenvolvido em parceria entre o Município do Fundão e a ESTE – Estação Teatral.

Os bilhetes poderão ser adquiridos n’ A Moagem e terão o custo de seis euros para o público em geral. Para os jovens até 29 anos e maiores de 65 anos o preço do bilhete será de quatro euros e para grupos com mais de quatro elementos o preço do bilhete será de três euros, mediante reserva prévia.