UBI promove curso para profissionais de saúde e estudantes sobre dispositivo inovador

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) está a promover um curso sobre o dispositivo Da Vinci, destinando aos formandos previamente inscritos e a estudantes.

Até ao fim do dia de hoje, elementos envolvidos no Curso de Cirurgia Robótica vão dar formação individualizada a 36 pessoas que vieram de todo o país, incluindo ilhas, e estão disponíveis para receber a visita de alunos interessados em conhecer o Da Vinci.


“O equipamento cedido para o curso pela empresa “Excelência Robótica” introduz um novo universo nas intervenções cirúrgicas: segurança para o doente, maior eficácia na operação e um período recuperação mais reduzido”, explica a UBI.

Foi com o objetivo de preparar profissionais para a introdução desta tecnologia que a FCS-UBI promoveu a formação, cumprindo o objetivo de dar a conhecer as mais recentes evoluções na área da saúde.

“É uma formação com impacto, porque entendemos que isto é algo inovador, não só na cirurgia geral, mas em especialidades como a urologia, a ginecologia, a cirurgia torácica e a cirurgia pediátrica”, explica Mário Rui Gonçalves, responsável pelo CUBI – Centro de Simulação Cirúrgica da FCS-UBI, diretamente envolvido na organização da iniciativa.

Na Covilhã é possível conhecer os três componentes principais do sistema, que são a consola do cirurgião, o carrinho do paciente (com quatro braços robóticos) e a torre de visão. Está ainda disponível um simulador virtual acoplado, que permite aos participantes ter uma introdução aos comandos da máquina.

Os 36 participantes estão a experimentar o equipamento ao longo de aproximadamente duas horas e de forma individualizada. Ao mesmo tempo, os técnicos da empresa parceira recebem toda a comunidade, estudantil ou outra, que queira conhecer o dispositivo.