PCP lamenta morte do professor Luís Amoreira

A direção regional de Castelo Branco (DORCB) do Partido Comunista Português (PCP) emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Luís Amoreira.

Luís Alberto Godinho Amoreira, natural e residente no Fundão, foi “um cidadão exemplar, um professor dedicado e um militante comunista reconhecido e muito respeitado”, refere a DORCB do PCP.


Foi em Coimbra que Luís Amoreira se iniciou na luta antifascista, participando na campanha de Humberto Delgado, na luta contra o decreto 40 900 e sendo um dos 402 subscritores do manifesto estudantil de 1959 pedindo a demissão de Salazar.

Licenciado em Física iniciou a sua vida profissional na Junta de Energia Nuclear, mas foi como professor que desenvolveu a sua carreira profissional.

Após o 25 de Abril de 1974 foi Diretor da Escola do Magistério Primário da Guarda, esteve ligado aos primeiros anos do funcionamento do Instituto Politécnico da Covilhã e lecionou na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, onde exerceu o cargo de Presidente do Conselho Diretivo.

“Porque muito estimado por colegas e alunos, após a sua aposentação, foi atribuído o seu nome a um dos laboratórios da escola em reconhecimento do seu trabalho e dedicação”, destaca a DORCB.

Luís Amoreira esteve também ligado à criação do Sindicato dos Professores da Região Centro. Nos últimos 20 passou a residir no Fundão onde foi candidato da CDU às diferentes eleições autárquicas e militante de base da organização concelhia do Partido Comunista Português.

A DORCB do PCP lamenta o falecimento de Luís Amoreira e apresenta as mais sentidas condolências à sua família e amigos.