Ucrânia: Bombeiros do Fundão integram missão humanitária da Caritas

Uma equipa de cinco elementos dos Bombeiros Voluntários do Fundão parte amanhã, dia 2 de abril, para a Polónia, numa missão humanitária em colaboração com a Caritas, com o objetivo de apoiar os refugiados junto à fronteira com a Ucrânia.

O convite para participar nesta missão, que será realizada entre os dias 2 e 9 de abril, surgiu por parte da Caritas Internacional, através da sua delegação em Lublin, na Polónia.


A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Fundão revela, em nota de imprensa, que, dos 16 voluntários para esta missão, selecionou “uma equipa multidisciplinar” de 5 operacionais, 3 dos quais bombeiros profissionais e 2 voluntários.

A equipa é composta por 1 elemento de comando (adjunto Jorge Garcez) que vai chefiar a missão e mais 4 bombeiros de várias categorias: Sandra Reis (subchefe), Susana Delgado (bombeira de 2.ª), Pedro Caldinho (bombeiro de 1.º) e Jorge Gonçalves (bombeiro de 3.º).

Todos os voluntários possuem “conhecimentos adequados aos objetivos previstos, nomeadamente: formação no âmbito da saúde (enfermagem), Emergência Pré-hospitalar, Engenharia de Proteção Civil e Gestão de Emergências”, vinca a Associação.

Esta equipa vai ajudar junto à fronteira com a Ucrânia, na receção, acompanhamento, triagem e encaminhamento de pessoas feridas ou debilitadas, que necessitem de cuidados primários de saúde; apoiar na operação logística de distribuição e encaminhamento de bens alimentares, roupas e outros materiais, entre outras tarefas.

Esta missão será também complementada com ajuda humanitária de 140kg de medicamentos referenciados como prioritários pela Caritas, que foram doados por algumas farmácias do Fundão.