Círculo de Cuidados: Projeto promove sessões de formação para voluntários

O projeto Círculo de Cuidados inicia dia 20 um conjunto de ações de formação dirigidas a voluntários que irão realizar acompanhamento à população sénior. O programa está dividido em ações on-line e presenciais, estas a decorrer a 20 e 30 de maio na Covilhã, anuncia a RUDE, em nota enviada à nossa redação.  

“O programa de capacitação abordará as dimensões do cuidado humanizado, autonomia, dignidade, privacidade e colaboração interdisciplinar. As sessões têm também como propósito mostrar o papel do voluntário, os seus direitos, deveres e código de conduta”, descreve o documento.


O Círculo de Cuidados é um projeto de transformação social, executado em parceria pela RUDE- Associação de Desenvolvimento Rural, a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã e a Cooperativa de Solidariedade Social Aproximar, que apela ao cuidado de pessoas idosas, procurando criar redes de ajuda entre organizações e indivíduos de uma comunidade que queiram prestar apoio voluntário aos seniores.

O projeto visa a criação de círculos de suporte em torno da pessoa idosa em concreto e das suas necessidades específicas, colmatando o isolamento social e a solidão, através da dinamização de redes e a capacitação de cuidadores voluntários de apoio aos seniores, articulando esforços institucionais em torno de cuidados e cuidadores.

O projeto teve início na freguesia do Tortosendo, com o apoio a 20 seniores, alargou a sua intervenção para as zonas de maior envelhecimento populacional na cidade da Covilhã onde já apoia mais de 40 seniores.