Coolabora deu apoio a 31 crianças vítimas de violência doméstica nos últimos 7 meses

O devo.L.ver, gabinete de apoio psicológico e psicoterapêutico direcionado a crianças e jovens, em curso desde Setembro de 2021, nos três núcleos de atendimento, nos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte, atendeu até ao momento 31 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 4 e os 18 anos de idade, sendo realizadas 204 consultas presenciais e 92 contactos telefónicos/ articulações no âmbito do acompanhamento clínico, avança a Coolabora em nota de imprensa.

A resposta a estes jovens é assegurada por duas psicólogas que prestam apoio psicológico gratuito a crianças e jovens vítimas de violência doméstica, vivências essas que têm impacto no bem-estar emocional, social e físico dos mesmos.


Segundo explica a Coolabora os pedidos de acompanhamento devem-se, maioritariamente, a dificuldades escolares, impulsividade e agressividade na interação com os pares, desafio a figuras de autoridade e ansiedade. Aliado a outros desafios, a intervenção tem incidido no aconselhamento parental e consequente alteração na dinâmica familiar, na regulação emocional, gestão de ansiedade, controlo de impulsos, treino de resolução de problemas, estimulação cognitiva e reestruturação cognitiva.

O devo.L.ver é financiado pela Comissão Para a Cidadania e a Igualdade de Género, no âmbito do POISE.