Os colaboradores do Gabinete de Promoção Turística da Câmara Municipal da Covilhã são detentores de uma formação de “Atendimento Inclusivo”, com o objetivo de “qualificar a oferta e a procura turísticas, desmistificar os preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência e desenvolver o potencial turístico da região”, avança o Município.
Explica que a formação teve lugar no âmbito do projeto Access TUR – Centro de Portugal, promovido pela Accessible Portugal, com o apoio da Turismo do Centro e das sete Comunidades Intermunicipais que compõem o território. A formação teve por base seis módulos de intervenção: Enquadramento Turismo Acessível, Limitações: motora, visual, auditiva, intelectual e os seniores.
Para o vereador com o pelouro do Turismo, José Miguel Oliveira “é de extrema importância dotar os técnicos de atendimento ao público, de competências de comunicação com munícipes ou com turistas com necessidades especiais, que permita um atendimento inclusivo e abrangente”, reiterando que “independentemente da condição de cada um, a Covilhã deve ser cada vez mais um destino apetecível para todos”.
O vereador destacou como exemplo “o trabalho de Turismo Inclusivo do Museu da Covilhã que desde agosto de 2021 tem implementado uma nova atitude de comunicação multifacetada e integradora”.