Miniaturas de carros clássicos e de bombeiros em exposição no Museu de Arte Sacra

“Criações: O Fascínio do Pequeno” é o título de uma mostra de réplicas em miniatura de carros de bombeiros e de viaturas clássicas, de Honorato Berto, que vai estar patente no museu de Arte Sacra na Covilhã.

A inauguração está marcada para domingo, dia 8, pelas 17h00, e ficará em exposição até 17 de junho.


Trata-se de uma mostra de Honorato Berto, que reúne cerca de 35 réplicas em miniaturas de veículos clássicos e de bombeiros, desde os finais do século XIX até a década de 60/70 do século XX, representativos de vários países.

As peças são elaboradas pelo artista com rigor e detalhe, através do registo fotográfico do veículo à época e com recurso a materiais reciclados como cartão, caricas, botões, cordões, metais e outros.

Honorato Nogueira Berto nasceu em 1948, na Covilhã. Foi chefe dos bombeiros voluntários da Covilhã, quadro de honra, e atualmente é proprietário de um estabelecimento comercial no centro da cidade. Como autodidata recria modelos de automóvel com grande minúcia e rigor no detalhe a partir de material diverso que recicla. Foi esta paixão pelos carros e pela missão dos “soldados da paz” que o levou, em 2016, a criar réplicas de veículos clássicos e de corporações internacionais. Na sua coleção particular regista cerca de cento e sessenta réplicas.

A mostra pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, com entrada gratuita.