A Academia Explorar e Aprender, experimentação e reforço de competências, vai regressar durante o período de férias escolares de verão, mais precisamente durante o mês de julho, a Penamacor.
Segundo o Município de Penamacor, que promove o projeto, este surge no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), e decorrerá nas semanas compreendidas entre os dias 4 e 8, 11 e 15, 18 e 22 e 25 e 29 do próximo mês de julho.
Serão realizadas atividades de âmbito desportivo, educativo, cultural, artístico, tecnológico e científico, destaca ainda a autarquia, frisando que esta edição tem como grande novidade a inclusão de experiências no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), uma vez que a tecnologia e a programação são atualmente uma referência global no ensino de S.T.E.A.M, modelo de ensino focado em cinco disciplinas fundamentais: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Será, ainda, dada primazia a novas experiências privilegiando a atividade física em contacto com a natureza, promovendo a consciencialização para a sustentabilidade ambiental, a adoção de estilos de vida saudáveis e retirar benefícios físicos e psicológicos desse mesmo contacto com a natureza.
A Academia Explorar e Aprender destina-se a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, residentes no concelho de Penamacor e/ou que se encontrem no concelho durante o período de férias letivas.
O PIICIE é um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa em parceria com o Município de Penamacor. O projeto é financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.