Jardim das Artes recebe 1º Festival do Pastel de Molho da Covilhã

O Jardim das Artes vai acolher, nos próximos dia 1 e 2 de julho, a 1ª edição do Festival do Pastel de Molho da Covilhã. Esta iniciativa é organizada pela Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, pelo Município da Covilhã e Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP).

Paulo Carvalho, presidente desta Confraria, destacou, na conferência de imprensa de apresentação do Festival, que a ideia de organizar o mesmo surgiu aquando da certificação da marca “Pastel de Molho da Covilhã”. A Confraria pretendeu, além destes dois dias de Festival, alargá-lo para uma semana em que este produto estivesse em destaque.


Deste modo, segundo o presidente, a organização do Festival divide-se em dois grandes vetores: educação e divulgação.

No que diz respeito à educação, a Confraria tem-se vestido a rigor para levar aos jardins-de-infância o Pastel de Molho, para o apresentar às crianças, para que desperte, desde cedo, “o orgulho que se deve ter nele visto que só existe na Covilhã”. “É gratificante a receção e o interesse deles”, frisou Paulo Carvalho.

Além disso, a Confraria lançou o desafio aos jardins-de-infância para que criassem trabalhos, individuais ou coletivos, onde esteja representada esta iguaria. Estes trabalhos serão expostos durante o Festival.

Esta é uma iniciativa que a Confraria pretende manter e que perspetiva também começar a desenvolver com o 1º ciclo.

No vetor promoção, a Confraria apostou em visitas a 4 restaurantes da cidade, de 27 a 30 de junho, onde irá demonstrar como se confeciona esta iguaria e, também, oferecer aos clientes que se encontrem no restaurante o verdadeiro Pastel de Molho, servido com os pratos e molho da confraria.

Ao longo do Festival, a animação estará assegurada “pela prata da casa”, com grupos covilhanenses como “As vozes do CAI”.

Será, ainda, realizada, no dia 27 de junho, às 16H30, na sede da AECBP, a palestra “Valorizar os produtos tradicionais”, com a oradora Ana Soeiro, diretora executiva da Associação QUALIFICA/oriGin Portugal.

Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na Câmara Municipal da Covilhã (CMC), parabenizou a iniciativa, vincando que o município decidiu associar-se uma vez que o Festival vem “ligar entidades e envolver várias dimensões, como a educativa”. A vereadora referiu, ainda, o sítio escolhido para a realização do certame, vincando que “o Jardim das Artes merece ser usado para estes eventos”.

Também Luís Santos, da AECBP, congratulou a iniciativa, que a Associação “aceitou sem hesitar” e lança o desafio para que, no futuro a Confraria leve também o Pastel de Molho a Belmonte e Penamacor.