Bombeiros Voluntários da Covilhã abrem quartel à população

No próximo sábado, entre as 10 às 16 horas, os Bombeiros Voluntários da Covilhã promovem “um dia aberto” à população para dar a conhecer a sua realidade. Durante o dia haverá “workshops de Salvamento e Desencarceramento”, refere ainda a instituição.

Será uma oportunidade de ver “como atuam os Bombeiros em cenário de acidente”, e ter ainda a “oportunidade, não só de ver, como de experimentar as ferramentas, as técnicas e os meios de salvamento e desencarceramento”.


No final deste dia aberto, cerca das 17:00, terá lugar um simulacro no Campo das Festas.

A iniciativa insere-se nas comemorações dos 147 anos dos BVC, que prosseguem a 25 e 26 de junho, com um programa em que destaca a inauguração do novo espaço, no Campo das Festas, e a homenagem ao antigo comandante, Fernando Lucas.

No dia 26 de junho, as cerimónias protocolares têm início às 09:00, com o hastear das bandeiras, junto ao quartel, seguindo-se a romagem ao cemitério.

A partir das 10:00 decorre a imposição de condecorações e promoções a bombeiros e a entrega de diplomas a sócios beneméritos, nomeadamente a António Lopes, José M Correia e Mário Pimpão e esposa.

Às 11:00 tem lugar a inauguração do novo edifício, momento que conta com a atuação do Coro da Catequese de S. Pedro.

Depois do desfile, que decorre desde o quartel até à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, será celebrada a Eucaristia Solene, a que se segue o almoço convívio para bombeiros, familiares e convidados, numa unidade hoteleira da cidade e onde será feita a homenagem a Fernando Lucas, antigo comandante da corporação que, recentemente, passou ao quadro de honra.