Covilhã: “A criança e o ambiente” é lema do dia da criança

Com o mote “A criança e o Ambiente” a Câmara Municipal da Covilhã celebra durante este mês de junho o “mês da criança”, com iniciativas direcionadas ao público infantil.

O objetivo é “mudar consciências” para melhorar a sustentabilidade, sublinhou Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da educação no Município, vincando que com a iniciativa se pretende chegar, a todas as turmas, todas as escolas, todas as crianças do ensino público e privado, que são mais de duas mil. No ensino público participam nas iniciativas 447 crianças do pré-escolar e 1.231 do primeiro ciclo do ensino básico. Do privado cerca de 485 crianças do pré-escolar e 72 do primeiro ciclo, destacou a autarca.


O programa começa hoje, dia mundial da criança, com um espetáculo on-line que conta com a participação da atriz Joana Poejo e do músico José Araújo.

O artista plástico Luís da Cruz criou “uma instalação em que vai destacar os animais em vias de extinção, denominada “SOS Biodiversidade”, será inaugurada amanhã, dia 2, na Biblioteca Municipal e envolverá mais de duas mil crianças do concelho.

Será criado “um zoo”, com os animais criados por cada escola. Os animais serão construídos usando materiais reciclados, uma forma de os mais novos perceberem que “estarão a reduzir o lixo e a aprender sobre esses animais”, sublinhou a responsável, esperando que haja, pelo menos, um animal de cada escola, sendo que algumas poderão faze-lo por nível de ensino, por turma ou por grupo, não havendo um limite.

Ao longo do mês, com a participação de escolas e grupos, será dinamizada a iniciativa “novelo de estórias”, terão lugar “oficinas no espaço C3D” e será oferecido a todas as escolas o jogo pedagógico “Missão Salvar a Terra”.