Covilhã lidera ranking da Bloom Consulting na Beira Interior

O concelho da Covilhã, no ranking da Bloom Consulting que hoje foi conhecido, subiu 3 posições e ocupa a sétima posição na Região Centro a melhor da Beira Interior, numa lista liderada por Coimbra, seguindo-se Aveiro, Leiria, Viseu, Torres Novas e Figueira da Foz.

A Bloom Consulting é uma consultora especializada em analisar o desempenho de regiões mediante parâmetros como negócios, visitar e viver.


Na região Centro, no parâmetro negócios a Covilhã situa-se na posição 14, em viver na 8ª e em visitar na 7ª. Na análise geral a Covilhã surge na posição 42 (subiu 4), sendo que em negócios se situa na posição 62, em visitar na 28 e em viver na 38.

Na região Centro e da Beira Interior a o concelho da Guarda ocupa a posição 9, Castelo Branco 11, Fundão 20, Idanha-a-Nova 24, Seia 29, Sertã 46, Vila de Rei 51, Gouveia 53, Sabugal 54, Trancoso 56, Proença-a-Nova 57, Oleiros 65, Pinhel 69, Manteigas 74; Belmonte 79, Mêda 80, Penamacor 81, Mação 82, Aguiar da Beira 84, Figueira de Castelo Rodrigo 85, Celorico da Beira 89,  Pampilhosa da Serra 90, Almeida 91, Fornos de Algodres 97 e Vila Velha de Rodão 98.

Segundo a consultora para a lista tem em linha de conta 3 varáveis, dados estatísticos, procura online e desempenho online, sendo que na primeira “são analisados todos os dados estatísticos que medem o desempenho nas vertentes económica, social e turística, sendo considerados dados de todas as fontes oficiais ao longo dos últimos anos. A segunda variável consiste na análise de todas as pesquisas online realizadas nos principais motores de busca através da ferramenta Digital Demand – D2©, ajudando a entender a procura proativa existente por todos os municípios portugueses. Por fim, a terceira variável consiste na performance dos canais de comunicação dos municípios, nomeadamente nos seus sites oficiais e páginas em redes sociais”.

“Assim, de uma forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes”, descreve.

Foto: José Santos