Festival de Bandas Filarmónicas “Joaquim Garra” junta 500 músicos na Covilhã

A Banda da Covilhã leva a efeito na próxima sexta-feira, dia 10 de junho a “Grande Parada Musical – IV Festival de Bandas Filarmónicas Joaquim Garra”.

O evento está previsto para a Praça do Município onde “perto de meio milhar de músicos, de 11 bandas filarmónicas, se vão juntar para interpretar o Hino Nacional, e a marcha dos 150 anos da Banda da Covilhã”, anuncia a organização.


Depois da pandemia ter impossibilitado este evento em 2020, “chegou o momento de trazer a música para rua, a alegria e o dinamismo da juventude filarmónica ao centro da Covilhã”, descreve a nota de imprensa.

Este evento assinala o encerramento das comemorações dos 150 anos da Banda da Covilhã, e “ao mesmo tempo celebra o dia de Portugal e das comunidades através da Música Filarmónica”, explica ainda a mesma fonte.

O evento tem início marcado para as 15:00 com o desfile até à Praça do Município, partindo da Av. Frei Heitor Pinto e passando pela Rua Direita.

Participam no encontro a Banda da Covilhã ; Filarmónica Recreativa Cortense; Sociedade Filarmónica Galveense; Sociedade Artística Musical dos Pousos; Sociedade Recreativa Musical Loriguense; Sociedade Filarmónica Recreativa Estrela de Unhais da Serra; Associação Recreativa Filarmónica Popular Manteiguense – Música Nova; Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco; Banda da Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Fratelense  ; Sociedade Filarmónica Oleirense e a Associação Filarmónica Vilarinhense.

O festival evoca Joaquim Garra que foi músico, compositor e diretor da Banda da Covilhã. Faleceu em 2019, aos 85 anos, na altura era vice-presidente da assembleia geral da coletividade.

Foto: Imagem arquivo