UBI contribuiu para o desenho da futura academia de cibersegurança

A Universidade da Beira Interior (UBI) participou no desenho preliminar daquela que poderá vir a ser a academia de cibersegurança de Portugal, por iniciativa do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

A UBI foi também uma das instituições presentes na assinatura do memorando de entendimento para dinamizar a referida academia, no dia 9 de junho, no âmbito da conferência C-Days, que decorreu no centro de congressos do Estoril. O Vice-reitor José Páscoa foi o representante da UBI na assinatura.


Esta iniciativa prevê atingir cerca de 9.800 profissionais a trabalhar em todo o território nacional até 2026, com financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), procurando mobilizar as instituições de Ensino Superior na preparação dos conteúdos e entrega das formações.

A equipa da UBI que colaborou diretamente com o CNCS na planificação preliminar da Academia incluiu os estudantes de Doutoramento Bernardo Sequeiros, Tiago Roxo e Joana Costa, e o estudante de Mestrado Rui Raposo, todos de Engenharia Informática. A coordenação foi da responsabilidade dos docentes Pedro Inácio, Hugo Proença e Mário Freire, do Departamento de Informática.