Financiamento Ensino Superior: PSD Covilhã acusa deputados do PS de votarem contra interesses do interior

A Comissão Política de Secção do PSD Covilhã vem denunciar mais uma votação contra os interesses do Interior, por parte do Partido Socialista.

Em causa o chumbo da proposta do PSD, de alteração ao Orçamento do Estado, em que se propunha a revisão do modelo de financiamento das instituições públicas de ensino superior e que foi chumbada na Assembleia da Républica, com os votos contra do PS.


O PSD Covilhã, na nota enviada à nossa redação, frisa que com a alteração proposta “a Universidade da Beira Interior iria ser uma das instituições de ensino superior, do Distrito, que via o seu financiamento publico ser substancialmente melhorado”.

“Os deputados socialistas votaram contra e com uma maioria socialista na assembleia da república a proposta foi chumbada e o Interior, uma vez mais, esquecido”, frisa o PSD Covilhã.

Avança que “a falta de solidariedade e empenho pelos interesses do interior é já “marca registada” do Partido Socialista, também nesta matéria, ao contrário do que foi prometido às populações, na última campanha eleitoral”.

Na nota de imprensa é ainda criticada a posição de Ana Abrunhosa, que na UBI confirmou “a falta de compromisso que têm pelos Beirões ao afirmar que seria uma embaixadora da Universidade na correção desta desigualdade, sabendo que o orçamento elaborado, pelo Governo, nada fazia neste particular”.

“Continuamos a pouco saber sobre os três deputados socialistas, eleitos pelo distrito, e o que realmente os move na defesa dos seus territórios. Mas uma coisa já percebemos todos, a qualidade de vida dos beirões, a viabilidade do tecido empresarial da região e a sustentabilidade das suas instituições não os preocupa e não lhes tira o sono”, pode ler-se no documento.