Área geográfica de produção de “Cereja do Fundão” alargada ao Dominguizo e Tortosendo

A área geográfica protegida de produção de “Cereja do Fundão” vai ser alargada às freguesias do Dominguizo e Tortosendo, no concelho da Covilhã.

A afirmação foi feita por Paulo Cunha Ribeiro, diretor da Cerfundão, em declarações à RCC, no decorrer da Feira da Cereja, na vila do Ferro.


“É provável que, já no próximo ano, as freguesias de Dominguizo e Tortosendo integrem a indicação geográfica protegida. Já foi feito o pedido”, garantiu.

Neste momento, a “Cereja do Fundão” inclui todo o concelho do Fundão e as freguesias limítrofes a sul, Lardosa e Louriçal do Campo (Castelo Branco) e as freguesias do Ferro e Peraboa, no concelho da Covilhã.

Sobre a marca “Cereja do Fundão”, Paulo Cunha Ribeiro defende que se trata apenas de “uma questão de marketing”, assumindo que o município do Fundão “trabalhou durante muitos anos” este conceito, que é já uma marca nacional, e, por isso “temos de aproveitar o trabalho que foi feito”.

“Não podemos perder tempo com pequenas rivalidades quando nós somos tão poucos que se não nos juntarmos todos somos liquidados facilmente”, conclui o, também, produtor.

Esta marca “é aquela que é valorizada e que o consumidor reconhece, sabendo nós que o maior pomar de Cereja do Fundão está no concelho da Covilhã”, disse Paulo Ribeiro, referindo-se à Quinta das Rasas, situada no Ferro, que este ano terá uma produção a rondar as 450 toneladas.