Festival Cultural das Beiras: “CABRÁLIA 36º SUL, 39º OESTE” adiado no Fundão

Foi adiado para data a anunciar o espetáculo “Cabrália 16º Sul, 39º Oeste” agendado para dia 18, no âmbito do Festival Cultural das Beiras, promovido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).

O adiamanto, segundo a nota de imprensa da CMF, está relacionado com motivos de saúde.


Recordar que este é um espetáculo multidisciplinar, centrado na figura do navegador Pedro Álvares Cabral e no período histórico em que ocorre o achamento do Brasil. “Todos os quadros evocados seguem uma ordem cronológica e pretendem centrar a atenção dos espectadores numa sequência narrativa que salienta momentos históricos, mas também populares, de forte emotividade”.

“Centrado na música, o espetáculo é enriquecido por momentos teatrais, efeitos sonoros inesperados e projeção de imagens animadas. Um narrador vai comentando alguns dos quadros da história, a partir de textos de Dario Gonçalves. Algumas canções têm texto deste escritor belmontino, mas também se ouvem textos de Fernando Pessoa e de Pêro Vaz de Caminha. A música, composta por Hélder Filipe Gonçalves, tenta não só evocar as sonoridades da época, como também trazer atualidade às sonoridades musicais apresentadas”, levando a que jovens músicos se familiarizem com outros recursos naturais.

Os alunos da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, bem como o grupo de teatro Aquilo Teatro CRL, o Grupo de Bombos do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Souto da Casa e o Projeto Jump serão os intervenientes na construção do espetáculo.

A estreia, que estava prevista para o Fundão, passa para a Covilhã que receberá o espetáculo no dia 24 de junho, no âmbito do Festival Cultural das Beiras e Serra da Estrela.