“O Homem do Lixo”, último filme de Laura Gonçalves, cineasta natural de Belmonte, venceu o Grande Prémio e o Prémio do Público para melhor curta-metragem no Animafest Zagreb.
Em estreia internacional, este filme integrou a Grand Competition de curtas-metragens do festival croata onde a jovem belmontense conseguiu vencer dois prémios, no sábado.
O filme retrata o que se passa “numa tarde quente de agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo” que transformava num verdadeiro tesouro”, está descrito na sinopse.
Natural de Belmonte, Laura Gonçalves concluiu o curso de Arte e Multimedia na Faculdade de Belas Artes, Lisboa, em 2009 e entra no mundo da animação como arte finalista e animadora no estúdio Sardinha em Lata.
Em 2012 realiza a sua primeira curta de animação “Três Semanas Em Dezembro”, concluindo o Mestrado de Animação na Arts University Bournemouth.
Em 2013 muda-se para o Porto, onde começa a trabalhar na produtora Bando à Parte, como animadora e pintora.
De momento trabalha na Cooperativa BAP Animation Studio, da qual é um dos membros fundadores, onde realiza a sua mais recente curta de animação “O Homem do Lixo”, produção Bando à Parte.