Investigadores do CICS-UBI criam protetor solar com cerejas e vencem programa da Fundação “La Caixa”

“SWEETPROBEIRA” é o nome do projeto que nasceu no CICS-UBI (Centro de Investigação em Ciências da Saúde) e que venceu, agora, o programa “Promove o Futuro do Interior 2022” da Fundação La Caixa/BPI, no valor de 5.000 euros.

Este projeto é liderado pela aluna de doutoramento em Biomedicina e investigadora Ana Carolina (CICS-UBI), tendo como mentores Gilberto Alves (CICS-UBI), Luís Silva (IPG, Guarda) e José Flores-Félix (CICS-UBI).


O projeto consiste no “desenvolvimento de um protetor solar zero waste e eco-friendly capaz de proteger contra as radiações ultravioletas e livre de qualquer agente poluente, constituído principalmente por cerejas sem qualidade comercial mas ricas em compostos bioativos, e óleos essenciais da amêndoa e da azeitona”, explica o CICS-UBI.

A proposta assenta em vários objetivos socioeconómicos e ambientais, como a promoção da saúde, o desenvolvimento da indústria, comunidades, produção e consumo sustentáveis, assim como nas estratégias de investigação e inovação para a região das Beiras e Serra da Estrela.