A vila de Manteigas recebe este fim de semana, de 17 a 19 de junho, a primeira edição da Festa do Pastor, que vai vestir a rigor o Centro Histórico, onde haverá animação de rua, tasquinhas, oficinas, artesanato, gastronomia, música e GEOfood.
Segundo explica a autarquia manteiguense, este evento é uma festa que pretende “celebrar e homenagear todos os Pastores que fizeram parte da História e Cultura de Manteigas e de toda a Serra da Estrela”.
Assim, durante o certame, reunir-se-ão antigos e novos Pastores, bem como a comunidade em geral, num espaço onde será promovida “a qualidade de produtos endógenos de todo o território, especialmente os relacionados com a lã e o leite das nossas ovelhas”.
Na sexta-feira, o certame abre às 18h com a atuação de “Tukariouppa BBU Fanfare”, a oficina criativa “Tecelagem” e a chegada dos rebanhos e encontro dos pastores. Pelas 19:30h haverá a merenda do alforge (pão centeio, queijo, presunto e vinho) e, às 21:30h, estórias e cânticos tradicionais dos pastores, conto “Agasalho do Pastor” com encenação de Rui Perdiz e bailarico com Virgílio Faleiro.
Às 10:30h de sábado decorrem as oficinas no forno da “Rochã” e folia de rua com os Amigos da Alegria. A inauguração da “Rua GEOfood” do Estrela Geopark Mundial da UNESCO está marcada para as 15h, seguida, às 17h, da atuação da Fanfarra NemFáNemFum, tosquia dos rebanhos e oficina criativa Burel Factory “Da lã ao Burel”. Pelas 18h serão apresentados os projetos Burel Design Week e Projeto Queijeiras – Inovação da Rede de Aldeias de Montanha, TRILHAR – Caminhos da Sustentabilidade e Grande Rota da Transumância – Gardunha 21|INature. Às 19h será servida a sopa do pastor, às 20h, no âmbito do Festival Cultural da Serra da Estrela, atua o Grupo Coral de Manteigas com “Histórias de Manteigas” e, às 23h, haverá bailarico com Banda R.
No domingo, às 9h, será visitada a Quinta do Cerro da Correia, seguida de ordenha para o público infanto-juvenil. Às 10:30h haverá oficinas no forno da “Rochã” e Ronda dos Sarranos. Será celebrada, pelas 11:30h, uma missa de homenagem aos antigos pastores, na igreja da misericórdia, e às 13h haverá feijão no forno. Às 16h atua o grupo de concertinas “Os Foligaitos” e haverá jogos tradicionais, seguidos da merenda do alforge e da atuação do Rancho Folclórico de Folgosinho, pelas 18h. O certame encerra as 20h.