“À Beira”: Teatro Comunitário hoje no TMC

O espetáculo comunitário “À Beira”, resultado do Laboratório de Artes Performativas Sénior dinamizado pela Quarta parede, no âmbito da iniciativa Y Públicos, sobe hoje ao palco do Teatro Municipal da Covilhã, TMC.

A tradição oral da Cova da Beira e dimensões relacionadas com as faculdades e processos da memória individual e coletiva, foram o ponto de partida para a pesquisa dramatúrgica e performativa do laboratório, que integra 17 participantes com idades entre os 60 e os 84 anos.


Desenvolvido pela Quarta Parede desde 2018, este laboratório, com direção artística de Sílvia Pinto Ferreira, já apresentou 4 espetáculos de criação coletiva.

Em 2022, procurou-se aprofundar este trabalho com recurso a metodologias artísticas participativas do teatro, do “storytelling” e da música.

O espetáculo tem co-criação e Interpretação de Alexandra Trindade, Ana da Conceição Ribeiro, Conceição Cipriano, Dina Correia, Fernanda Lourenço, Fernando Paiva, Hermínia Matias, Honorato Neves, Ilda Ribeiro, José Carvalho, Manuel Figueiredo, Maria Augusta Mineiro, Maria do Céu Marchão, Maria do Céu Moita, Maria do Céu Tavares, Maria Otília Silva, Rosa Estevão, Rui Campos.

O bilhete para o espetáculo é gratuito, mas carece de levantamento na bilheteira do TMC