Carlos Martins reclama mais bairros em ARU e reabilitação de escolas e passeios na freguesia

Carlos Martins, presidente da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, tornou público durante a Assembleia Municipal, na segunda feira, que já apresentou proposta à Câmara Municipal da Covilhã para que os bairros do Rodrigo, dos Penedos Altos, da Biquinha, Municipal e de Santo António integrem a Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Covilhã, sustentando que “há muitos proprietários que querem reabilitar os seus imóveis e também têm direito a benefícios fiscais”, questionando para quando a autarquia acede a esta “pretensão”.

O autarca falou também de “problemas estruturais” nas escolas que as obras realizadas pela autarquia não resolveram, descrevendo “janelas partidas, pisos degradados, portas que não fecham, estores avariados, infiltrações, umidades e problemas de coberturas”.


Reclama também a “ampliação do edifício escolar do Canhoso” uma vez que o primeiro ano funciona num contentor, disse.

Frisando que a junta “cumpre com o que lhe compete”, pela delegação de competências, nesta área, resolvendo de forma “célere” as pequenas reparações nas escolas, afirma que “gostaria que a Câmara Municipal também fosse mais eficiente em algumas respostas”, caso de uma saída de emergência na escola de Santo António, vincando que não vai esperar mais e será a Junta da faze-la.

O autarca abordou ainda a questão dos passeios, que na área da freguesia estão “sujos degradados e são inseguros” frisando que é preciso “uma revolução”.

Abordou ainda os parques infantis, da responsabilidade do município, que “continuam sem condições”.

Dando conta que na ordem de trabalhos da reunião havia vários protocolos com freguesias, questionou “para quando um protocolo com a maior freguesia do concelho”.

Questões a que Vítor Pereira não fez referência durante as suas intervenções na Assembleia. Intervenções que Carlos Martins não ouviu, uma vez que já não se encontrava no auditório.