Covilhã: “Maior Feira da Beira Interior” abre portas com milhares de visitantes no primeiro dia

Milhares de visitantes estiveram no primeiro dia da edição 609 da Feira de São Tiago, “o maior evento do género da Beira Interior” disse o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira. As portas do certame, que conta com cerca de 80 expositores, abriram ontem e a feira decorre, todos os dias, até dia 26 de julho.

Na sua intervenção durante a abertura oficial, Vítor Pereira afirmou que “não foi por acaso que há 3 anos a Feira de São Tiago foi considerada uma das Sete Maravilhas de Portugal nesta categoria”, aludindo ao passatempo da RTP. “Sem menosprezo de ninguém, este é o maior evento desta natureza na Beira Interior, temos uma marca forte”, sublinhou.


“Um passado que orgulha”, mas o autarca quer “olhar para o futuro” e melhorar nos próximos anos, para atingir “objetivos mais ambiciosos”, frisou ainda na intervenção.

Para o presidente da Câmara este ano já se nota uma aposta forte no cartaz, mas “não me conformo com este conceito”, disse, sustentando que “há orgulho, mas queremos melhorar”.

Já em declarações à Rádio Clube da Covilhã durante a emissão em direto do certame, especifica que pretende “tornar a Feira mais apelativa, mais atrativa e mobilizadora, não ser apenas um sitio onde, por tradição, se vai conviver, isso é importante, mas também é importante ser um sítio onde se mostre a atividade económica, se façam negócios, onde se iniciem projetos empresariais, onde a UBI e outras escolas tenham o seus espaços”, descreveu.

Vítor Pereira explica que “houve pouco tempo para programar esta edição” e já foram introduzidas “algumas alterações”, que estavam programadas há três anos e que a pandemia interrompeu.

José Miguel Oliveira, vereador responsável pelo certamente, avançou à RCC que nesta edição não foi possível retomar o projeto existente, que é colocar uma tenda gigante no recinto, com cerca de 3 mil metros quadrados, para albergar uma verdadeira exposição das atividades económicas e sociais do concelho, mas que este será retomado para a edição de 2023.

Ontem o certame encheu, o concerto de Diogo Piçarra teve “uma verdadeira multidão, ao nível dos melhores festivais”, disse o músico. No mesmo palco hoje, cerca das 23:00, atua Carolina Deslandes. O bilhete em dia de espetáculo no palco principal custa dois euros.

Foto: Rodrigo Monteiro Marques/ CM Covilhã