Covilhã: Teatro das Beiras e CMC em missão de “serviço público” levam teatro a 16 freguesias do concelho

O Teatro das Beiras vai apresentar-se, ao longo dos meses de julho e agosto, em espetáculos ao vivo em 16 freguesias do concelho da Covilhã, com a peça “pequeno retábulo” de García Lorca”.

Trata-se de uma ação que tem o apoio do município e que visa “disseminar o teatro pelas freguesias”, numa “verdadeira missão de serviço público”, explicou o vereador José Miguel Oliveira, durante a apresentação da digressão, frisando que a autarquia “fez um esforço” no sentido de aumentar o número de freguesias em que o evento vai estar presente, este ano.


O vereador que detém o pelouro das freguesias e do associativismo destaca que é “motivo de regozijo e orgulho” oferecer às famílias residentes, e aos que regressam para férias, um espetáculo desta natureza.

Fernando Sena, diretor do teatro das Beiras, disse aos jornalistas que a companhia covilhanense está a fazer “uma descentralização da descentralização”, ao percorrer as freguesias “que têm pouco acesso a espetáculos” deste género, até por ali “não há espaços onde levar outros espetáculos”, explicou.

O responsável pelo Teatro das Beiras destaca que esta ação vem no seguimento da política de que a companhia tem desde a sua fundação, em 1984, embora este ano vá “percorrer freguesias onde nunca se tinham apresentado”.

Um périplo feito à semelhança do que fazia García Lorca em Espanha, disse ainda Fernando Sena, afirmando que esperam a receção “entusiástica” que o público das freguesias sempre dispensa a estes eventos.

“Desde o início do espetáculo é um publico muito atento e que segue, às vezes vivamente, todos os passos dos atores. É um público muito diferente do público que habitualmente vai aos nossos espetáculos, mas é muito gratificante para os atores ter esse tipo de público, é uma forma de nos acolherem totalmente diferente”, disse.

A iniciativa insere-se na estratégia municipal de “disseminar a cultura na cidade e nos seus vários palcos, mas também de a levar aos quatro cantos do concelho”, concluiu José Miguel Oliveira.

A digressão começou na Covilhã, no largo atrás da Câmara Municipal, e segue agora para mais 16 freguesias.

Em julho o teatro vai estar no dia 15 no Teixoso (Praça de Portugal), a 16 em Unhais da Serra (Prainha), 19 no Dominguiso, 21 em Cantar Galo (Complexo Desportivo), 22 em Vila do Carvalho (Largo da Igreja), 23 em Peraboa (Largo Espírito Santo), 28 Paul (Largo do Mercado), 29 em Casegas (Lameiro da Ribeira) e dia 31 em Orjais (Ringue).

No mês de agosto dia 2 em S. Jorge da Beira (Escola Primária), 3 em Verdelhos (Praia Fluvial), 4 em Cortes do Meio (Largo Capela), 5 na Boidobra (Parque Duppigheim), 10 no Ferro (Parque das Festas), 11 Tortosendo (Parque de S. Miguel) e 12 em Sobral de S. Miguel (Santa Bárbara).