São Jorge da Beira volta a receber a “Festa dos mineiros” e com ela regressam também os tradicionais reencontros. A alegria instala-se pelas ruas daquela freguesia. Após três anos sem a festa, “todos os residentes e emigrantes estavam com saudades” afirma presidente da junta de freguesia, Paulo Quintela, em direto para a Rádio Covilhã.
A festa em honra de Nossa Sra das Dores tem o mote na exploração mineira com a componente religiosa. É considerada a festa dos mineiros, mas conta com a adesão de toda a população na procissão.
Além desta celebração, houve música e animação entre os dias 15 e 18 de julho. Paulo Quintela diz que é uma oportunidade de “grandes reencontros”. Frisa ainda a importância da contribuição, através de donativos, dos emigrantes e da população em geral.
A festa faz-se de pessoas, mas também da colaboração dos mordomos, estes que nem o cansaço os vence. Paulo Quintela destaca a prontidão dos mordomos, que se empenham em prol da festa há já três meses, com o objetivo de “dar alegria a toda a gente”.