Fundão: Protocolos entre Município, Santa Casa e LABSXD permitem criar 450 postos de trabalho

O Município do Fundão e a empresa tecnológica LABSXD assinaram na passada sexta-feira, dia 8, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo que irá permitir a criação de 450 postos de trabalho altamente qualificados, anuncia a Câmara Municipal da Fundão em nota de imprensa.

No documento a autarquia especifica que “estes empregos irão juntar-se aos mais de 1.000 criados no âmbito da estratégia de desenvolvimento do concelho do Fundão, focada na criação de valor, atração de investimento, emprego e inovação”.


Para o efeito “será criado o Campus Tecnológico Integrado das Tílias”, destaca a autarquia, explicando que este “será constituído por espaços de acolhimento empresarial, de incubação e aceleração, áreas formativas, de educação e laboratoriais, zonas de coworking e de eventos, mas também por oferta habitacional e serviços de hotelaria, alojamento e restauração” e implica um investimento de cerca de 5 milhões de euros, “prevendo-se obtenção de financiamento a 85%”.

Para o desenvolvimento desta infraestrutura foram assinados protocolos entre o Município do Fundão e a Santa Casa da Misericórdia do Fundão e entre esta entidade e a empresa LABSXD, em que se estabelece que a autarquia irá adquirir um imóvel e uma parcela de terreno nas imediações do Parque e Variante das Tílias, assim como proceder ao arrendamento do imóvel conhecido como Estalagem da Neve, todos propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.

A empresa ficará responsável pelo desenvolvimento de um projeto imobiliário, nos terrenos situados a sul da Variante das Tílias, que irá permitir aumentar a oferta habitacional na cidade do Fundão.

O Município do Fundão irá agora proceder à reabilitação do imóvel “Estalagem da Neve” e proceder à construção de um edifício de serviços de base tecnológica, com uma área aproximada de 3.000 metros quadrados.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, citado no documento, “este campus virá reforçar a estratégia local de inovação e de investimento na área das novas tecnologias, área que já permitiu a instalação de mais de mil engenheiros informáticos e programadores no concelho do Fundão. Estamos a construir espaços para atrair o investimento na área tecnológica. O Campus Tecnológico reforça a ideia da cidade do Fundão como Hub, aproximando ainda mais os locais de trabalho, de habitação e de espaços de lazer e viver”.

Jorge Gaspar, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, referiu que “com este protocolo, estamos a defender os interesses das pessoas do concelho do Fundão e das instituições. Irão criar-se 450 postos de trabalho e habitações para essas pessoas. Estão a ser criadas condições para fixar pessoas no Fundão. Muitas dessas pessoas são, por exemplo, casais com filhos, que serão inscritos nas creches, nos jardins-de-infância e nas escolas. Este projeto deve deixar-nos a todos satisfeitos”.