Pampilhosa da Serra lidera projeto luso-espanhol a implementar em seis aldeias entre elas Sortelha

O município da Pampilhosa da Serra lidera um projeto de inovação territorial que envolve aldeias de Portugal e Espanha, e foi um dos 20 distinguidos pela Nova Bauhaus Europeia. Entre as aldeias que contam com ações do projeto denominado “Rede de Aldeias para o Futuro” está Sortelha, no concelho do Sabugal.

“A ideia matriz que deu origem a esta candidatura assenta na procura de novas soluções para dinamizar e revitalizar aldeias com um papel estruturante na oferta de bens e serviços na sua envolvente territorial, intervindo em espaços públicos significantes da identidade local, para criar novas centralidades e estimular a sua apropriação para novos usos comerciais, sociais e culturais”, revela a Câmara da Pampilhosa da Serra em comunicado.


O projeto “Rede de Aldeias para o Futuro’ foi um dos 20 selecionados, num universo de 87 candidaturas provenientes de 18 estados-membros europeus.

Esta centrado em aldeias da eurorregião Euroace, que envolve dois países (Portugal e Espanha), três regiões (Alentejo, Centro e Extremadura) e seis aldeias em seis municípios, sendo que no concelho de Pampilhosa da Serra a intervenção decorrerá em Dornelas do Zêzere, contemplando intervenções na aldeia histórica de Sortelha (Sabugal), na região Centro, nas aldeias de Esperança (Arronches) e Corval (Reguengos de Monsaraz), no Alentejo, e nas aldeias espanholas de Llerena e Moraleja, na Comunidade Autónoma da Estremadura.

O projeto “Rede de Aldeias para o Futuro” tem o apoio das comissões de coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Alentejo e da Região Autónoma da Extremadura, bem como a colaboração das redes Aldeias Históricas e Aldeias do Xisto.