UBI e FPF criam Pós-graduação em treino de futsal

A Universidade da Beira Interior (UBI) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vão promover uma pós-graduação inovadora em Treino no Futsal, foi hoje anunciado pela universidade. Uma formação que conta com alguns dos melhores treinadores da modalidade na atualidade no corpo docente.

Segundo a nota de imprensa, o curso tem início a 25 de setembro e assenta no vasto conhecimento científico e na experiência prática das duas instituições. As inscrições estão abertas entre 8 e 27 de julho.


“aprofundar o conhecimento aplicado em áreas de intervenção do treinador e do profissional”, são metas a atingir com a formação é ainda explicado no documento.

Entre os docentes desta pós-graduação estão algumas das mais importantes figuras nacionais e internacionais da modalidade na vertente técnica e académica, e ainda de áreas como a medicina, psicologia e comunicação entre outras.

Fazem parte selecionadores masculinos e femininos de Portugal, Espanha e Brasil, respetivamente, Jorge Braz, Luís Conceição e Fede Vidal. Nuno Dias, treinador do Sporting, considerado o melhor treinador do Mundo em 2020/2021, o coordenador da Pós-graduação, Bruno Travassos, docente da UBI e fisiologista das Seleções Nacionais AA, Jorge Silvério, psicólogo da Seleção Nacional, e José Couceiro, antigo jogador e treinador de futebol, atual vice-presidente da FPF, Cláudia Pons i Xandri, melhor treinadora do mundo de futsal em 2021, são alguns dos nomes que integram o quadro de formadores de excelência desta pós-graduação.

A pós-graduação em treino de futsal destina-se a licenciados em Ciências do Desporto ou em outras formações adequadas, bem como, excecionalmente, a treinadores cujo currículo e experiência o justifiquem. Decorrerá em regime misto (aulas à distância, b-learning – síncrono e assíncrono) e presenciais (Campus da UBI e Cidade do Futebol, da FPF).

Mário Raposo, Reitor da UBI, citado na nota de imprensa, destaca a importante parceria com a FPF, criando por isso “expectativas pela ligação entre o conhecimento científico do Departamento de Ciências do Desporto e a mais valia técnica da Federação”. Desta forma, “irá proporcionar aos formandos competências de elevada qualidade que irão contribuir para alavancar a técnica e a espetacularidade do futsal”, acrescenta.

O diretor da FPF, Pedro Dias, salienta o objetivo de aumentar e disponibilizar ferramentas para os treinadores poderem acompanhar essa evolução da modalidade. “Há também uma aposta que foi identificada na UBI, que é a investigação e a produção de ciência no futsal, sendo este parceiro ideal para nós darmos este passo”, conclui.