Um trabalho desenvolvido no Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (MIA-UBI) está entre os 10 finalistas da edição deste ano do Prémio de Arquitetura Luiz Conceição. Como corolário desta seleção, integrará a exposição dos finalistas, inserida nas comemorações do dia daquela instituição. A mostra fica patente entre os dias 1 e 31 de julho, na Alameda de Portimão.
A proposta dos alunos Matias Cerqueira e Marília Remédios consiste no projeto de um centro cultural em Dublin, no âmbito do concurso internacional “#DUBLINCALL”, competição organizada pela “START for Talents” e destinada a oferecer a jovens ou futuros arquitetos a possibilidade de mostrar os seus conhecimentos na modalidade de concurso. O programa integra, entre outros, salas de conferência, oficinas para workshops e espaços de encontro, que no seu conjunto representam a ligação da contemporaneidade da cidade com a sua própria tradição.
O trabalho foi desenvolvido enquanto parte do programa da Unidade Curricular Projeto II-2 do MIA, no ano letivo 2020-21, sob supervisão dos docentes da UBI Pedro Isaac Brandão, Rita Ochoa e Miriam Ruiz Iñigo.
O Prémio de Arquitetura Luiz Conceição é promovido pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), com o intuito de homenagear o Arquiteto e Professor e, simultaneamente, distinguir trabalhos de alunos do 1.º Ciclo de estudos em Arquitetura, inscritos em instituições de ensino nacionais e internacionais.